Recebemos recentemente um questionamento sobre quais foram as maiores aeronaves a operar no bacacheri, então aqui estamos atendendo ao pedido!

Durante os anos de operação do Bacacheri já passaram diversas aeronaves que merecem destaque, por isso iremos separar por categoria.

Começando com as aeronaves Turbo-Hélice, temos o ganhador de maior aeronave a operar no aeroporto, o Lockheed Martin C-130 Hércules da FAB, que pousou no bacacheri algumas vezes. A aeronave de grande porte chamou a atenção de todos que passavam no aeroporto aquele dia, no entanto, infelizmente, não conseguimos fotos da aeronave aqui (e se tiverem, por favor nos enviem por e-mail!!!).

Logo em seguida temos outra aeronave da FAB, o EADS CASA C-295, ou C-105 Amazonas, como batizado na Força Aérea. Essa aeronave operou diversas vezes e ainda opera no SBBI, inclusive como aeronave de apoio do EDA (Esquadrilha da Fumaça), como na ocasião da foto.

A maior aeronave comercial a operar no Bacacheri foi também um Turbo-Hélice, o Fokker 27, da VICA, no entanto como não temos foto dele no SBBI, segue a foto do segundo maior, o ATR 42, que operou pela Pantanal no Bacacheri e a Trip fez um pouso durante o show Aéreo de 2010.

Equipado com os mesmos motores do Fokker 27, temos o Gulfstream G-I, que já operou no bacacheri, e agora repousa, mas fora de operação, na helisul. Nada melhor que um belo vídeo da operação desse clássico para representa-lo! (Vídeo do Hugo Farias)

Falando agora de aeronaves a reação, temos alguns destaques, sendo o principal para o Dassault Falcon 7x, que fez seu primeiro e único (até o momento) pouso no Bacacheri no inicio deste ano.

Brigando pela primeira posição temos também o Embraer Legacy 650, que operou algumas vezes no SBBI.

Também merecem destaque os Dassault Falcon 900 e 2000, que já operaram por aqui.

 

Um dos clássicos que já operou por aqui e em breve deve retornar, também é a maior aeronave a pistão que já operou no SBBI, o Grumman Albatroz. Esse avião foi utilizado no filme Os Mercenários e no momento está fazendo as devidas manutenções antes de voltar aos céus.

Finalmente porém não menos importantes temos os Helicópteros. Entre eles o destaque se divide. O helicóptero multi-missão Mil-Mi 35 da Força Aérea Brasileira, sendo o maior helicóptero militar a operar aqui. Além das fotos, o Lucas Gabardo também registrou nesse vídeo (com fonia) a passagem dos Mil-mi do Esquadrão Poti, confiram:

Já o Sikorsky S-92, com dimensões semelhantes, mas esse opera em missões Off-Shore (Para plataformas de Petróleo), foi o maior helicóptero civil a operar aqui, levando no total até 19 passageiros!

Caso tenha alguma aeronave que você considera merecedora de estar nesta lista, não deixe de nos enviar, no e-mail: contato@tmacuritiba.com

3 Comentários

  1. Marcelo

    11 de junho de 2018 em 18:21

    A TAM não operou com o Fokker 100 alguns voos no Bacacheri?

  2. Eduardo

    11 de junho de 2018 em 21:25

    O Fokker 50 da TAM também operou no SBBI, no então chamado VDC – Voo Direto ao Centro, ligando Congonhas à Bacacheri. Há uma imagem na internet.

  3. Luciano

    12 de junho de 2018 em 14:39

    Muito legal esse post! Eu tinha essa dúvida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *